Dicas de Como Passar Em Concursos da Área Policial

Concursos da área policial possuem uma particularidade, o candidato deve ter vocação para área policial, é das funções que mais exigem um bom psicológico e um bom treinamento físico.

Os concursos para a carreira militar estão cada vez mais concorridos, e o nível de dificuldade das provas fica cada vez mais difícil.

E para começar os estudos visando às carreiras da Polícia é necessários conhecimentos nas disciplinas consideradas básicas: português, redação e informática. 

Os concursados aprovados possuem um rendimento acima da média  nessas três matérias. 

Estude as matérias básicas e após o edital ser lançado estude as outras matérias específicas.

É importante falar que as carreiras policiais exigem o nível superior de escolaridade.

exceções em que a exigência é o nível médio, como  Investigador da Polícia Civil do Rio de Janeiro e Agente da Polícia Civil de São Paulo.

Agora você já sabe que precisa aliar os estudos com atividades físicas, mas também é necessário manter os estudos constantes em redação, informática.

Você irá precisar estudar também matérias mais complexas como Direito Constitucional, Direito Processual, Penal,  Direito Administrativo e Direito Penal.

Estudos: Como Iniciar

Inicie com leituras de artigos em PDF, vários sites como o disponibilizam esse material, o mais utilizado hoje é vídeo aulas, por ser um conteúdo audiovisual ele irá reter mais a sua atenção, assim como os professores por sua vez explicam melhor o conteúdo,.

Um dos métodos mais utilizados por concurseiros são exercícios e simulados onde é possível fixar todo o conteúdo que você tenha estudado.

Os simulados no inicio dos estudos podem ser feitos com consulta, até mesmo para facilitar o seu entendimento maior sobre o assunto estudado.

O simulado irá ajudar você a detectar seus pontos fortes, onde você só precisa revisar a matéria e seus pontos fracos onde você precisa estudar mais a fundo.

No geral é necessário estudar todas as matérias, você consegue achar conteúdos completos em cursos preparatórios online, às matérias são:

  • Direitos Administrativos
  • Direito Penal e Processual Penal;
  • Administração Financeira, Orçamentária e Arquivologia
  • Direito Constitucional,
  • Legislação Penal Especial,
  • Economia,
  • Contabilidade,
  • Português,
  • Gramática,
  • Redação,
  • Raciocínio Lógico.

Sempre que estiver estudando, utilize um caderno de anotações e tire de cada matéria tópicos que você acha importantes e tópicos que você teve dificuldades para entender e estude mais sobre o assunto.

Faça um Plano de Estudos

Em um plano de estudos é necessário saber que é uma das coisas mais fundamentais para sua aprovação.

Parece desnecessário, mas o maior dos problemas de estudar para concursos é a quantidade de informações que você têm que absorver em curto prazo.

Para melhorar o desempenho dos seus estudos faça uma lista das suas dificuldades, do mais fácil até o mais difícil.

Assim que você classificar, você poderá começar a estudar os temas que você tem mais  facilidade, os mais difíceis deixem por último, porque esses temas você deverá ter muito mais concentração e horas de estudos. 

Revise Seus Estudos

Sempre que puder faça a revisão de todo conteúdo estudado, a revisão é muito importante porque na maioria das vezes nós só entendemos de forma correta o conteúdo depois de ler várias vezes, e pode acontecer do entendimento vir só na hora da revisão.

Fazendo uma revisão de forma correta você irá fazer menos esforços para manter todo conteúdo em sua memória.

Depois de certo tempo de estudos você irá apenas relembrar todo conteúdo aprendido para fixar todo conhecimento obtido com estudos.

Descanso

Por último mais não menos importante é o seu descanso físico e mental, principalmente no dia que antecede a prova.

Não adianta ficar se matando de estudar um dia antes, se você estudou durante semanas ou até mesmo meses, não é necessário esse ato desesperador aproveite o dia para relaxar o corpo e mente. 

Tenha uma boa noite de sono no dia da prova, isso irá influenciar muito no seu desempenho durante ela.

Gostou desse artigo? Não deixe de compartilhar com seus amigos!

About the Author: materiais para concurso

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *