Dicas para passar e estudar de forma eficiente.

Não existe uma abordagem única para todos, quando se trata de aprender a estudar de forma eficiente.

Isso ocorre, pois, estudar métodos deve ser adaptado para cada aluno. Além disso, todo mundo tem habilidades diferentes, por isso é importante determinar o que funciona para você e o que não funciona.

Portanto, confira em nosso artigo de hoje, dicas de como estudar de forma eficiente, para assim, você conseguir determinar as melhores estratégias para o seu estudo, principalmente se você está se preparando para um concurso público.

Clique Aqui: ESTUDE MENOS E APRENDA MAIS COM OS MAPAS MENTAIS

Dicas de como estudar de forma eficiente

  1. Organize-se

Para conseguir estudar de forma eficiente, você precisa planejar sempre o seu cronograma de estudos.

  • Ensine o material

Ensinar outros alunos, amigos ou colegas de quarto é uma maneira de testar a si mesmo para ver se você realmente domina o material.

Portanto, se você não consegue explicar um assunto para outra pessoa, provavelmente não entende muito bem a si mesmo.

Desta forma, verbalizar pensamentos também ajuda a quebrar grandes ideias e conceitos. Esta é uma ótima maneira de avaliar se você está realmente conseguindo estudar de forma eficiente.

  • Não seja multitarefa

Para estudar de forma eficiente, quando for estudar, estude. Não tente fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Guarde o celular e saia do sistema de mensagens instantâneas. Multitarefa permite interrupções no processamento de informações. Haverá tempo para você enviar mensagens depois.

  • Ouça música

Determinados tipos de música podem ajudar você a estudar com mais eficiência. Isso ajuda a elevar o humor e pode aguçar o foco para você estudar de forma eficiente.

Talvez você não deva ligar o heavy metal, mas tente alguma música clássica. A música envolve diferentes partes do cérebro que ajudam você a prestar atenção e fazer mais conexões.

Clique Aqui: ESTUDE MENOS E APRENDA MAIS COM OS MAPAS MENTAIS

  • Esteja preparado

Certifique-se de que todos os materiais necessários estejam prontamente disponíveis antes de estudar: lápis, papel, calculadora, lanches, livros, etc.

Se você está perdendo alguma coisa, pode se distrair quando for procurar. Evite possíveis interrupções para estudar de forma eficiente, preparando tudo antes de começar

  • Faça conexões entre materiais

Enquanto estuda, tente fazer conexões. Não apenas memorize notas, termos-chave ou seções do livro didático. Coloque conceitos-chave juntos para entender o quadro maior.

Enfrente os tópicos difíceis que você pode não entender bem, em vez de evitá-los e esperar espremer alguma memorização na noite anterior. Desenhe diagramas, se necessário, para ver como tudo se encaixa.

  • Faça uma pausa

Para estudar de forma eficiente, não estude por horas a fio. Faça pausas entre assuntos ou categorias. Isso evitará que você fique sobrecarregado, aumente a produtividade e aumente o foco.

Após cerca de uma hora e meia, o cérebro não assimila as informações de maneira tão eficiente, e é menos provável que você se lembre das coisas mais tarde, então faça uma pequena pausa de cinco a dez minutos antes de entrar novamente.

Não fique muito distraído, porém, esteja pronto para voltar a estudar depois de alguns minutos. Isso certamente lhe irá ajudar a estudar de forma eficiente.

  • Tenha uma boa noite de sono

Não fique acordado até tarde na noite anterior ao exame, esteja você estudando ou não. Estar bem descansado irá ajudá-lo a concentrar-se e concentrar-se ao fazer o teste.

Puxar uma noite toda pode prejudicar suas habilidades de fazer o teste e causar ansiedade ou estresse extra.

  • Fale em voz alta

Se você reler notas ou materiais de aula como parte do estudo, considere a leitura das seções em voz alta. A princípio, pode parecer um pouco estranho, mas pode ser mais fácil relembrar fatos e informações que você repetiu em voz alta.

Na verdade, um aluno tem 50% mais chances de lembrar algo que ele ou ela disse em voz alta do que apenas ler.

  1. Pratique o teste

Faça todos os testes práticos disponíveis para se familiarizar com o estilo e o formato. Revise os guias de estudo, se forem fornecidos. Esta é certamente uma das dicas mais importantes para estudar de forma eficiente.

Outra estratégia para estudar de forma eficienteé fazer as perguntas do teste e respondê-las. Especialmente depois de fazer o primeiro teste, é mais fácil prever que tipos de perguntas dos próximos concursos públicos.

Portanto, pensar em possíveis questões de teste ajudará você a dominar o material, e você pode até se fazer algumas das perguntas do teste.

Clique Aqui: ESTUDE MENOS E APRENDA MAIS COM OS MAPAS MENTAIS

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre dicas para estudar de forma eficiente, então continue em nosso site e confira muito mais dicas.

About the Author: materiais para concurso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *