Técnica de pomodoro: o que é e como funciona?

Muitas pessoas, quando ouvem sobre essa técnica, logo pensam: Pomodoro? Isso não é tomate em italiano? Felizmente, tem pouco a ver com tomates.

O nome foi criado porque o inventor, Francesco Cirillo, usou um timer de cozinha em forma de tomate. A técnica de pomodoro é um método para cortar seu tempo em blocos, usando um timer de cozinha.

Para você entender melhor do que se trata a técnica de pomodoro, eu preparei esse artigo, do qual irei explicar como funciona. Ficou interessado em saber mais? Então não deixe de acompanhar comigo esse artigo!

Clique Aqui: Cursos Preparatórios para Concursos de todo País.

Como funciona a técnica de pomodoro?

Faça uma lista do que você fará hoje. Escolha algumas tarefas maiores que você saiba que levarão pelo menos 25 minutos para serem concluídas.

Se uma tarefa que você tinha em mente leva menos tempo, tente combiná-la com outra tarefa semelhante. Se uma tarefa levar mais de duas horas, divida-a em tarefas menores.

Faça uma lista do que você fará para relaxar. Pense em jogos, andar um pouco, almoçando, olhar pela janela, cantando junto com sua música favorita, contanto que você relaxe, está tudo bem. Nota: tente colocar as coisas na sua lista que você pode fazer em 5 minutos.

Clique Aqui:Cursos Preparatórios para Concursos de todo País.

Escolha a tarefa para a técnica de pomodoro

Escolha uma tarefa da sua lista que você fará. E também escolha um relaxamento da sua lista, o que você fará em seguida.

Não há ordem ou algo parecido a isso, no que me diz respeito, você pode escolher entre suas listas em ordem aleatória. As tarefas podem estar prontas e, portanto, esgotadas, mas as atividades de relaxamento também podem ser reutilizadas.

Clique Aqui: Cursos Preparatórios para Concursos de todo País.

Trabalhe 25 minutos

Inicie o seu temporizador e continue trabalhando até o alarme tocar. Sem desculpas, apenas faça o seu melhor por 25 minutos. Não é uma corrida contra o relógio, a tarefa não precisa necessariamente ser concluída nesses 25 minutos, se você simplesmente progredir.

Pausa

Pare de trabalhar. Tempo para relaxar. Em princípio, agora você tem um intervalo de 5 minutos. A menos que este já seja o seu 4º pomodoro, você pode aproveitar um intervalo de 25 minutos.

Por exemplo, durante esse intervalo de 25 minutos você pode ter um bom almoço. Ou se, apesar da técnica de pomodoro, você perceber que está sem energias, é claro que também pode usar esses 25 minutos para um suco energético.

Repetir tarefa

Agora que você está relaxado e carregado novamente, você começa tudo de novo. Apenas até que o seu trabalho esteja fora da sua lista, ou você tenha passado horas suficientes no trabalho por hoje.

Clique Aqui:Cursos Preparatórios para Concursos de todo País.

Por que a técnica de pomodoro funciona?

Clique Aqui:Cursos Preparatórios para Concursos de todo País.

A técnica de pomodoro parece realmente muito interessante, mas por que ela funciona tão bem? Tudo tem a ver com um processo cognitivo muito importante: a atenção .

Atenção é um termo muito discutido em psicologia neurológica. É um dos processos cognitivos mais importantes que podem ser investigados, porque a atenção parece ser o passo inicial para todos os outros processos cognitivos, como memória e emoção.

Com a técnica de pomodoro, você sempre deve prender sua atenção por apenas 25 minutos. Depois disso, você pode se distrair com tudo por 5 minutos.

A atenção é, portanto, um processo extremamente importante para que você possa desenvolver seus estudos com mais eficiência.

Gostou de saber mais sobre a técnica de pomodoro? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades e dicas como essa para você!

Clique Aqui:Cursos Preparatórios para Concursos de todo País.

About the Author: materiais para concurso

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *